domingo, 25 de novembro de 2012

Mini Palmiers Pingo Doce (Vegan)

Boas!
No outro dia a procura de bolachas sem qualquer produto de origem animal, deparei-me com estas galletas que a primeira vista não tinha nada disso! Mas havia um ingrediente (o acido láctico) que não fazia a minima o que era.
Após uma pesquisa pela amiga Wikipédia cheguei a conclusão que poderia ser de origem animal ou vegetal, ou seja, fiquei na mesma em relação ao que me interessava. Resolvi enviar um e-mail para o Pingo Doce, de onde me telefonaram passado umas semanas a dizer que este regulador de acidez provinha do amido, ou seja é vegetal!
São palmiers (quem não conhece este bolo?), mas em miniatura. Vêm em saquetas de 6 e são 5 saquetas (se não me engano), ou seja 30 bolachas.

Preço: (em breve)

Ingredientes: Farinha de Trigo, gorduras e óleos vegetais (palma, colza), açucar, água, dextrose, extracto de malte, sal, aroma, emulsionante (mono e diglicéridos de ácidos gordos), regulador de acidez (ácido láctico), corante (beta-caroteno), levedantes químicos (pirofosfato ácido de sódio, bicarbonato de sódio)

Link: http://www.pingodoce.pt/pt/os-nossos-produtos/mercearia/bolachas-e-bolos/palmiers/

Luís Luz

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Massada Tofu

      Boa noite, vou novamente postar um prato tipicamente português alterado para vegano.(imagem sacada da net, não é de nenhum cozinhado meu mas o aspecto é semelhante ou igual)




Ingredientes:

azeite

1 cebola

1 tomate grande e 1 pequeno

4 dentes de alho

1 pimento

250g tofu

massa cotovelos(olho nú)

coentros

temperos (sal, pimenta, pimentão doce...)


Numa panela refoga se a cebola e alho no azeite. deixar lourar e juntar o tomate, os temperos a escolha, pimento cortado em cubos e o tofu. Quando o tomate soltar a agua, colocar a massa cotovelo, a quantidade depende da pessoa.
A massa vai cozendo com a agua do tomate mas não ira chegar então o melhor é ir despejando agua de preferência já quente para não atrasar a cozedura, mas convém que quando a massa esteja pronta que haja um bom caldo liquido para que fique uma sopa e com sabor. Assim que estiver pronto, desligar o lume e colocar os coentros cortados em cima. misture e ficara pronto a servir.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pastilhas Gorila (vegan)






Hoje tenho informações muito doces para todos aqueles que cresceram com as pastilhas Gorila e que depois de se tornarem vegetarianos, ao saberem que a maioria das pastilhas têm gelatina e\ou outros ingredientes de origem animal, deixaram de comer.

Acho que é sabido que maior parte das pastilhas Orbit são vegan (glicerina de origem vegetal), mas diga-se que não têm a mesma mística, nem o mesmo sabor das Gorila.

Um dia destes deu-me para mandar um e-mail para a Gorila para saber a composição das suas pastilhas e para saber se era vegan ou não. Diga-se que foi um tiro no escuro e não estava com grande esperança de resposta, muito menos que a resposta fosse esta:



Bom dia Fausto,

Podes comer Gorila à vontade.
Em relação às pastilhas Gorila, não usamos ingredientes de origem animal, apenas de origem vegetal (açúcar de cana, amido do milho,...) e alguns de origem sintética (resina e aroma).
Por isso, podes consumir pastilhas Gorila à vontade sem ferir as tuas convicções. :
Obrigado.


Esta variedade clássica de pastilha tem os seguintes ingredientes:
Açúcar, xarope de glucose, goma base e aromas.
Pode conter vestígios de: glicerina e de soja.

P.S.: Este foi o meu primeiro post por aqui, vou ver se é o primeiro de muitos. Sempre que tiver algo de interessante relativo ao veganismo postarei por aqui.

                                                                                                                                            Fausto xvx