domingo, 14 de setembro de 2014

Barras energeticas



      A pouco tempo estava na loja desportiva Decathlon e comecei a ver suplementos desportivos para vegans, e no meio encontrei estas barras de proteina vegetal. Experimentei e pessoalmente gostei bastante do sabor, para quem faz desporto é uma boa ajuda para dar energia e para ter uma recuperação muscular natural!

ingredientes: Proteínas de soja, xarope de glicose-frutose, arandos (7,6%), estabilizador: sorbitol, glicerol, soja, oligofrutose, açúcar, frutose, amido, cereais estaladiços com proteínas (proteínas de ervilha, farinha de arroz), farinha de arroz, xarope de frutose, sumo de maçã concentrado, óleos vegetais, espessante: goma arábica, aroma, puré concentrado de maçã, sal, emulsionantes: lecitina de soja, sucroéster de ácidos gordos, extrato de malte de cevada (glúten), xarope de glicose, vitamina B6, antioxidante: alfa-tocoferol.

Preço: (5 unidades) 5,95€


Lourenço Lorena

domingo, 3 de novembro de 2013

Natas vegetais caseiras!

      Como estou num lugar em que as natas de soja vêm cheias de gordura, doces e aroma de baunilha... Resolvi procurar receitas de natas caseiras e depois de algumas tentativas encontrei a que gostei mais.(foto de um strogonoff que fiz de cogumelos)



Ingredientes: 

uma fatia de tofu média

duas colheres de oleo

agua qb

sal a gosto

      num mixer juntar tudo menos a agua e começar a triturar, e ir juntando agua ate obtermos a consistencia que queremos e ir acertando o sal. é bem simples mas depois depende na altura de cozinhar, como fiz um strogonoff, refoguei a cebola, alho e os cogumelos. assim que a os cogumelos começaram a soltar a agua juntei uma colher de sobremesa de farinha de trigo e misturei e em seguida juntei as natas. pus um pouco de pimenta, um pouco de molho ingles sem carne e juntei mais uma colher pequena de farinha de trigo e ficou com o gosto que procurava! =)


Lourenço Lorena


sábado, 2 de novembro de 2013

Lasanha de tofu

     Pessoalmente adoro lasanha e vejo que não sou o unico então vou postar aqui uma receita que adoro mesmo fazer.



ingredientes:

tofu
courgete
beringela
cenoura
cogumelos
alho
cebola
molho de tomate
salsa
espinafres
massa de lasanha s\ ovo
natas vegetais ou molho bechamel(receita num dos posts anteriores)
temperos a gosto (sal, pimenta, piri piri, oregãos..)

 Num bowl, desfazer o tofu com as mãos e juntar os temperos, umas colheres de molho de tomate e cobrir com agua quente.

curtar a beringela em rodelas e grelhar ate que amolecam.

 Numa frigideira, refogar a cebola e alho. quando começarem a suar, juntar a cougete em cubos, cenoura ralada e os cogumelos curtados. de pois de um pouco cozinhado, não totalmente, juntar a mistura do tofu que ficou com molho de tomate e agua. deixar ferver e ir mexendo ate que a agua evapore e fique o tofu que nem uma carne picada. e acertar com os temperos

 Dar um choque termico as folhas de massa de lasanha, pondo em agua a ferver em menos de um minuto e por logo em agua gelada. cuidado para não porem todas juntar na agua quente senão depois não descolam.

 Pre-aquecer o forno

 Numa travessa por um pouco de molho de tomate no fundo e algumas fatias de beringela, cobrir com algumas folhas de massa e colocar a bolonhesa de tofu com os legumes, voltar a cobrir com as folhas de massa e ir alternando ate chegar ao topo.

 No final, em cima, por mais uma camada de molho de tomate em cima da ultima camadade massa e cobrir com natas vegetais ou o molho bechamel e assim estará pronto para ir ao forno ate dourar! o ideal é ficar a uma temperatura entre 180 a 200 graus


Lourenço Lorena

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mayonese vegan

   

      Boa noite, recente voltei a tentar fazer mayonese mas com mais algum sabor!



ingredientes:

- tofu (uma fatia por pessoa)

- um dente de alho pequeno

- salsa a gosto fresco

- duas a três colheres de óleo

- sal a gosto


basta juntar tudo num recipiente e triturar tudo durante uns minutos para que o alho fique bem triturado e o tofu pastoso e com uma boa consistência!


enjoy! =)

Lourenço Lorena

quinta-feira, 20 de junho de 2013

pasta de dentes caseira

Boa tarde

      recentemente acabaram se as minhas pastas de dentes vegans que tinha de reserva e no sitio onde estou não consegui comprar nenhuma, ou se mandasse vir pela net saia caro e ainda demorava uns dias então experimentei fazer a minha propria! sempre é mais natural...


ingredientes:

- chá de erva doce

- gengibre

- folhas de menta

- bicarbonato de sódio

- argila

- agua

existem varias receitas, e quase todas com óleo de menta e salvia mas não encontrei nada disso aqui na zona. fiz um chá de erva doce e deixei arrefecer, triturei com varias folhas de menta e gengibre ate que ficasse um ''smoothie'' com um cheio bastante forte. coei para um recipiente e misturei quantidade igual de bicarbonato de sódio e argila e fui ajustando ate que ficasse uma pasta com a mesma textura que a industrial. o sabor fica salgado mas depois de algumas experiências esta foi a melhor e depois de usar umas duas vezes, habituei me e ficou bastante boa e fez o seu trabalho de deixar os dentes limpos e saudáveis sem químicos! para reservar é melhor ficar no frigorífico, a cor escurece um pouco mas fica funcional na mesma.  quem tiver a possibilidade de comprar aroma e óleos de menta ou outras plantas que ajudam na higiene oral pode sempre juntar! acho que agora não ah desculpa para comprar pastas de dentes que testam e têm ingredientes de origem animal ;)



enjoy!!

Lourenço Lorena

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Batatas no forno com molho de tomate

Boa noite

experimentei algumas vezes esta receita de forno e tanto eu como as pessoas que provaram (vegetarianos e não vegetarianos, adoraram!). é bastante facil de fazer, não tem nada que falhar, apenas ser paciente por ser prato de forno.



Ingredientes:

- batatas brancas (para duas refeições, 4 grandes chegam bem)
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- coentros
- salsa
- pasta pimentão
- polpa de tomate
- azeite
- temperos a gosto

Pré-aquecer o forno a 180º enquanto se prepara na travessa as batatas. tirar a pele das batatas e curtar em cubos não muito pequenos e de preferencia tamanhos iguais para não ficarem uns mais cozidos que os outros, curtar a cebola e os alhos em quadrados uniformes tambem e colocar tudo na travessa. picar bem os coentros e juntar tambem. depois juntar umas 4 a 5 colheres de sopa de polpa de tomate, 2 colheres de sobremesa de pasta de pimentão, os temperos a gosto (pessoalmente ponho sempre sal e pimenta) e colocar bastante azeite. misturar tudo com uma colher e espalhar bem na travessa.
colocar no forno. caso começe a secar e as batatas a ficarem douradas demais por fora e cru por dentro, é essencial baixar a temperatura e por um pouco de agua para fazer molho.

nota: inicialmente este prato é um acompanhamento mas se quiserem juntar, ficaria bem com tofu, seitan, chouriços vegetais ou outros vegetais ou leguminosas.


Lourenço Lorena

sábado, 27 de abril de 2013

Ratatouille




Boa noite

já faz algum tempo que não ponho aqui nada de novo, mas como estou a tirar um curso de culinária vou por aqui uma receita do que aprendi nos primeiros dias.é bastante basica mas a dificuldade é a ordem dos alimentos para se colocar a cozinhar, porque ne todos cozinham ao mesmo tempo.


Ingredientes:

- cebola
- azeite
- beringela
-tomate
-pimento
-courgete
-temperos(alecrim, rosmainho, sal e pimenta)

numa frigideira, por o azeite e em primeiro a beringela a refogar curtado em cubos. em segunda juntar os pimentos, tomate e a courgete tudo em cubos e se secar um pouco, ir pondo sempre mais azeite. colocar a cebola por ultimo e os temperos, tapar e quando estiver tudo bem mole e o tomate ter solto toda a sua agua, estará pronto para servir.

dica: pessoalmente junto sempre seitan ou tofu e um pouco te polpa de tomate para dar mais molho e levo um pouco ao forno para gratinar

Lourenço Lorena

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

pizza vegan


Boa noite, no outro dia lembrei me de fazer pizzas vegans mas nem me ocorreu de escrever aqui a receita. a pizza é constituída por tes 4 partes (massa, molho, ingredientes curtados e o topo), muita gente opta por pizzas sem queijo que tambem é uma boa opção mas vou escrever varias opções.


ingredientes da massa(olho nu):

- farinha de trigo branca

- fermento

- óleo

- agua 

 misturar estes ingredientes todos, o oleo juntar cerca de 2 a 3 colheres para não ficar uma massa gordurosa, o resto é a escolha mas tem de ficar uma massa consistente e que não pegue as mãos e amassar durante um bom tempo, teras de perder um bom tempo nisso para ficar uma boa massa.

com o forno pré-aquecido, esticar bem a massa para que fique fina e redonda. juntar um bom molho de tomate por cima e espalhar bem, caso seja para uma pizza sem queijo, é sempre mais fixe por um bocado mais de molho de tomate em cima dos vegetais curtados ou dos outros ingredientes. uma alternativa ao queijo é fazer uma pasta de tofu, triturando o no liquidificador com alguns temperos e despejar por cima como esta na fotografia em cima. outra alternativa é o queijo da toffuti que na minha opinião é o melhor mas é mais caro que o tofu. sem esquecer e essencial para dar aquele toque de pizza, por oregãos por cima porque isso é um dos sabores mais caracteristicos das pizzas e o que realça o sabor! =) enjoy

Lourenço Lorena

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Molho Guacamole

Boa noite

      já a algum tempo que andava para postar esta receita, ate tinha apontada no meu caderno mas nunca mais me lembrei. é um molho cru que se pode fazer bem rapido e é dos meus preferidos.



ingredientes:

- 1 abacate grande e bastante maduro para fazer uma pasta

- 2 tomates

- salsa

- 1\3 de cebola

- cebolinho

- 1 lima

- meio pimento


     Abrir o abacate, tirar o caroço e o interior para uma tigela e esmagar com um garfo. curtar a cebola, tomate sem as sementes e o sumo, o pimento, o cebolinho e a salsa em bocados o mais pequeno possivel e juntar com a pasta do abacate. juntar o sumo de uma lima e esta pronto!


Lourenço Lorena

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Leite de arroz\amendoa caseiro

Boa noite

      já faz algum tempo que não actualizamos o blog, mas cá vai uma boa receita para quem quer deixar o leite ou já deixou e quer variar.

ingredientes:

- um copo com amêndoas ou arroz

- quatro copos de agua

- colheres de geleia de arroz ou tâmaras


escolher o arroz ou as amêndoas e deixar um copo cheio de molho em agua. no dia a seguir, lavar, colocar na liquidificadora com os 4 copos de agua e triturar. coar bem para tirar os grumos que sobram e voltar a por no liquidificador e juntar as tâmaras ou a geleia para adoçar e esta pronto para servir da forma que vocês preferirem.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

''After Eight'' vegans

Boa noite

      já andava a algum tempo para publicar este produto aqui no blog mas esteve fora dos Mini Preço durante a algum tempo e só hoje é que me lembrei de ir la. Isto tudo por causa de uns chocolates de menta, imitação dos famosos After Eight, mas apenas se encontra nos supermercados Mini Preço.



Ingredientes: açucar, pasta de cacau, xarope de glucose, manteiga de cacau, açucar invertido, Emulsionate: lecitina de soja, óleo de menta e aromatizantes.

preço: 1,58€ 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Protein Bar

Boa tarde

Recentemente descobri umas barras proteicas no celeiro da Oskri, costumo de come las ao lanche ou ao final das refeições. Têm um bom sabor e são baratas!



Ingredientes: Geleia de arroz, caju, proteína de arroz, arandos, extrato de raíz de chicória, arroz tufado e sementes de girassol.

preço:1,05€

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

molho pesto vegan

Boa noite

      hoje experimentei fazer o molho pesto mas para comer sem estar cozinhado, misturando com alguma coisa, neste caso com massa integral.

      basicamente fiz tudo a olho porque este molho vai muito a gosto da pessoa que o faz e feito com quantidades a olho, originalmente contem queijo mas pode ser substituido de uma forma mais nutritiva.

ingredientes:

- dentes de alho

- levedura de cerveja em flocos

- manjericão

- coentros ou salsa

- azeite

- pinhões(são bastante caros, por isso podem ser substituidos por amendoins crus)

juntar tudo num processador e triturar ate fazer uma pasta, se ficar muito concentrado e enjoativo, aconselho a juntar agua para ficar mais liquido e mais leve.

enjoy!


Lourenço Lorena




domingo, 25 de novembro de 2012

Mini Palmiers Pingo Doce (Vegan)

Boas!
No outro dia a procura de bolachas sem qualquer produto de origem animal, deparei-me com estas galletas que a primeira vista não tinha nada disso! Mas havia um ingrediente (o acido láctico) que não fazia a minima o que era.
Após uma pesquisa pela amiga Wikipédia cheguei a conclusão que poderia ser de origem animal ou vegetal, ou seja, fiquei na mesma em relação ao que me interessava. Resolvi enviar um e-mail para o Pingo Doce, de onde me telefonaram passado umas semanas a dizer que este regulador de acidez provinha do amido, ou seja é vegetal!
São palmiers (quem não conhece este bolo?), mas em miniatura. Vêm em saquetas de 6 e são 5 saquetas (se não me engano), ou seja 30 bolachas.

Preço: (em breve)

Ingredientes: Farinha de Trigo, gorduras e óleos vegetais (palma, colza), açucar, água, dextrose, extracto de malte, sal, aroma, emulsionante (mono e diglicéridos de ácidos gordos), regulador de acidez (ácido láctico), corante (beta-caroteno), levedantes químicos (pirofosfato ácido de sódio, bicarbonato de sódio)

Link: http://www.pingodoce.pt/pt/os-nossos-produtos/mercearia/bolachas-e-bolos/palmiers/

Luís Luz

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Massada Tofu

      Boa noite, vou novamente postar um prato tipicamente português alterado para vegano.(imagem sacada da net, não é de nenhum cozinhado meu mas o aspecto é semelhante ou igual)




Ingredientes:

azeite

1 cebola

1 tomate grande e 1 pequeno

4 dentes de alho

1 pimento

250g tofu

massa cotovelos(olho nú)

coentros

temperos (sal, pimenta, pimentão doce...)


Numa panela refoga se a cebola e alho no azeite. deixar lourar e juntar o tomate, os temperos a escolha, pimento cortado em cubos e o tofu. Quando o tomate soltar a agua, colocar a massa cotovelo, a quantidade depende da pessoa.
A massa vai cozendo com a agua do tomate mas não ira chegar então o melhor é ir despejando agua de preferência já quente para não atrasar a cozedura, mas convém que quando a massa esteja pronta que haja um bom caldo liquido para que fique uma sopa e com sabor. Assim que estiver pronto, desligar o lume e colocar os coentros cortados em cima. misture e ficara pronto a servir.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pastilhas Gorila (vegan)






Hoje tenho informações muito doces para todos aqueles que cresceram com as pastilhas Gorila e que depois de se tornarem vegetarianos, ao saberem que a maioria das pastilhas têm gelatina e\ou outros ingredientes de origem animal, deixaram de comer.

Acho que é sabido que maior parte das pastilhas Orbit são vegan (glicerina de origem vegetal), mas diga-se que não têm a mesma mística, nem o mesmo sabor das Gorila.

Um dia destes deu-me para mandar um e-mail para a Gorila para saber a composição das suas pastilhas e para saber se era vegan ou não. Diga-se que foi um tiro no escuro e não estava com grande esperança de resposta, muito menos que a resposta fosse esta:



Bom dia Fausto,

Podes comer Gorila à vontade.
Em relação às pastilhas Gorila, não usamos ingredientes de origem animal, apenas de origem vegetal (açúcar de cana, amido do milho,...) e alguns de origem sintética (resina e aroma).
Por isso, podes consumir pastilhas Gorila à vontade sem ferir as tuas convicções. :
Obrigado.


Esta variedade clássica de pastilha tem os seguintes ingredientes:
Açúcar, xarope de glucose, goma base e aromas.
Pode conter vestígios de: glicerina e de soja.

P.S.: Este foi o meu primeiro post por aqui, vou ver se é o primeiro de muitos. Sempre que tiver algo de interessante relativo ao veganismo postarei por aqui.

                                                                                                                                            Fausto xvx

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Produtos Pingo Doce


      Boa noite, hoje não vim aconselhar nem postar uma receita. vim falar de um produto ou de uma linha de produtos que ha probabilidades de nos estarem a enganar dizendo que são 100% vegetais. 

      Recentemente alertaram me que os iogurtes e os gelados do pingo doce poderão conter leite ou derivados, pelo facto de na tabela dos valores nutricionais conter o valor de ''0,01'' ou ''0,05'' na parte da lactose. Quem não consome leite e derivados tem de ter cuidado com estes produtos, embora no pingo doce digam que não contem produtos de origem animal.



Lourenço Lorena

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Creme de Soja e Massa de Legumes

Este texto não foi escrito pelos 3 do costume, finalmente alguém se chegou a frente para dar um pouco mais de conteúdo ao Blolg, não esperem receber algo se nunca deram nada em troca ;) 


Olá,

Nada melhor que uma receita rápida, e rica em alimento, para depois de um longo dia de trabalho, onde queremos repor as energias.
 

Eis a minha sugestão:

Massa de Legumes - Com a utilização do Creme de soja ( que servirá de substituo para as Natas normais)
 


legumes : ( Neste caso pode ser ao gosto de cada um, eu coloquei ) :
 

tomate; feijão vermelho ; grão de bico ; sementes de linhaça, tofu fumado
As quantidades depende da dose que cada um quer fazer, para uma refeição de 4 pessoas usei ( apróx) :
- 1/5 tomate
- 1/4 de tofu ( embalagem de 250g)
- Sementes de linhaça q.b ( medida a olho)
- Massa 250 g do "macarrão riscado" (marca do Continente) a massa também pode ser ao critério do gosto
- Azeite e sal q.b

- Por a lume a água com azeite e sal, até ferver.
- Quando ferver colocar os ingredientes e a massa, e ir mexendo, durante 5 minutos, depois deixar repousar no minimo
- Quando virem que as massinhas estão cozinhadas, retirar a água, e acrescentar o creme de soja, á massa, envolvendo-o.
- Pronto a servir.

Por ter feijão e grão de bico, está refeição é super rica, e deixa qualquer um satisfeito com pouca quantidade.

Acerca do Produto " Creme de Soja"
É um produto da marca "Área Viva" do Continente, e a garrafinha de 200ml custa 0,94€
 Em termos de comparação ás natas convencionais, não noto sinceramente diferença alguma, o cozinhado ficou bastante saboroso e o creme em si tem um boa textura, tanto para este, como para outro tipo de cozinhados que possa vir a ser utilizado.

A minha nota para o produto é 10 / 10 pois é um produto bem mais saudável, e deixa na mesma os cozinhados apetitosos.
 Embora ainda não saiba se estas natas ficarão bem para bater, pois diz na embalagem quepodem ser usadas em sobremesas.

Ingredientes do creme de soja:

Preparado de soja ( 80%) ; água ; grãos de soja ( 7,2%) ; óleo de girassol ;dextrose ; emulsionante (ésteres lácticos de mono e  diglicéridos 

de ácidos gordos ) ; espessantes ( goma xantana, goma guar, e carregenina ) ; sal ; antioxidante ( extrato rico em tocoferóis ) .
                                                                                                                Joana Silva

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pudim de banana com cobertura de calda de ameixa (crudivoro)

Boa noite

     Ultimamente tenho andado a experimentar umas novas receitas baseadas no crudivorismo\comida viva, e hoje resolvi experimentar o pudim de banana com calda de ameixa por cima.



      A receita é bastante simples, leva no maximo 10 minutos a fazer, podemos considerar este filosofia como o novo ''Fast Food''.


Ingredientes:

- 4 bananas maduras

- ameixas

- linhaça

- canela

- essência de baunilha

- 1\2 limão

      Primeiro, por 4 a 5 ameixas secas de molho em agua. Num liquidificador junta se as 4 bananas ate ficar uma pasta, e em seguida 2 colheres de sobremesa de canela, o meio limão exprimido , umas 4 gotas de essência de baunilha e 2 colheres de sobremesa de linhaça cheias, de preferência já moída. Depois de tudo triturado, colocar numa tigela grande ou em varias pequenas. junta se novamente no liquidificador a agua onde estavam as ameixas a ser hidratas e as ameixas, tritura se bem e coloca se em cima do pudim, vai 10 minutos ao frigorífico e esta pronto para ser consumido! enjoy!!!


Lourenço Lorena

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Almôndegas Vegan

Boas!
Hoje venho falar de uma receita de Almôndegas que fiz no outro dia, não segui nada, foi um bocado inventado! espero que gostem

Ingredientes:
-Tofu
-Cebola
-Pimento
-Pão ralado
-Tomates mais maduros/polpa
-Azeite
-Condimentos, ervas e sementes variados


Preparação:

Esmagar o tofu e temperar a gosto, eu temperei com cominhos, noz moscada, sal, oregãos e molho de soja. Passado uns 20/30 minutos, juntar o pimento em cubos pequenos, a cebola ralada, sementes que queiram, eu usei de sesamo e de linhaça, e por fim o pão ralado. De seguida misturar tudo muito bem até se ter uma massa consistente, que dê pra fazer forma de almôndegas.




Modo de cozinhar:
Fazer refugado normal com azeite, cebola e alho. Depois juntar tomates/polpa de tomate e sal para dar sabor. Quando estiver apurado, juntar as almôndegas e deixar cozinhar. Acompanhar com arroz

Luís Luz