sexta-feira, 27 de abril de 2012

Youth Garden - Tomateiros

Boas!
Hoje vou escrever sobre o tomateiro, visto que chega agora a altura de plantar os ditos cujos (os que se plantaram em Abril queimaram com a neve).
O tomateiro é uma planta que dá em vaso, tal como todas as que irei abordar aqui no blog, precisando apenas de um vaso grande, para que a sua raiz se possa desenvolver sem problemas (um vaso como o da foto serve).


Em primeiro vou falar dos vários tipos de tomates que existem. para que ao comprarem as   sementes ou os pés saibam quais querem.
  • Tomate coração de boi: Grandes e carnudos, são os mais comuns de se encontrar.
  • Tomate redondo: Um pouco mais pequenos que o tomate redondo, mas igualmente suculentos.
  • Tomate chucha: um tomate comprido e para mim são os que tem um sabor mais intenso.
  • Tomate cereja: pequenos e deliciosos, o ideal para fazer saladas.
 Se optarem por comprar os pés de tomateiro tenham atenção ao seguinte: que as raízes sejam brancas, que a planta não tenha flor, não tenha mais de 10cm e que apresente folhas muito verdes (nunca amarelas).
A plantação é bastante simples, apartir de Maio podem começar a ser plantados, é preciso um solo bem fértil (deve ser adubado antes de se plantar os tomateiros) e depois é simples, fazer buraco, meter o pé e voltar a tapar, precisando de ser um espaço com muito sol, mas que esteja abrigado do vento. É uma planta que gosta muito de água por isso convem que a zona da raiz esteja sempre humida.
Quando o tomateiro já tiver 4 ramos com flor deve-se cortar a parte superior do caule para impulsionar o amadurecimento dos tomates, depois vem uma parte que causa imensas duvidas mas que não tem nada de saber que é o estacamento, basta arranjar um pau ou um ferro apropriado à altura do tomateiro e prender , quando começar a dar os tomates para que  não parta com o peso, não tem nenhum truque nem nenhuma skill em particular.
A colheita pode ser feita quando vocês quiserem, depende é se gostam deles mais verdes ou mais maduros,  para tirar o tomate devem rodar e não puxar, para evitar que o caule fique danificado. Quando houverem noites frias podem tirar os tomates e colocalos num peitoril da janela, aonde acabarão por amadurecer.

Qualquer duvida que tenham deixem nos comentários que eu respondo!
Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário