segunda-feira, 2 de abril de 2012

Emulsionantes


Boa noite

      Antes de mais, este vai ser o meu primeiro post neste Blog em que fala sobre vegetarianismo e veganismo, tendo se dado o seu inicio muito recentemente.
      Sou vegetariano desde 2009 e vegano desde o final de 2011, ou seja, muito recentemente tive te tomar mais cuidado com o que consumia diariamente. Uma coisa que via muitas vezes nos ingredientes dos produtos que comprava nos supermercados, era que tinha sempre uns E's e uns numeros que não sabia identificar, e ficava curioso se poderia ser algum ingrediente de origem animal ou não. Mais tarde vim a descobrir que existe alguns alimentos que não seriam veganos (sem produtos de origem animal) devido aos seus Emulsionantes. como o famoso Emulsionante E-120 que é de sangue de insecto e que se encontra em algumas bolachas de morango, salsichas vegetais, gelatinas especialmente de cor vermelha, a intenção é dar uma cor mais avermelhada aos alimentos e parecerem se mais com os seus ingredientes de base.

Lourenço

3 comentários:

  1. E em que produtos concretos de marcas concretas é que estão presentes? Era uma boa ideia fazer-se uma lista, para alertar as pessoas de que afinal certos produtos que julgavam ser vegetarianos ou veganos na verdade não o são.

    ResponderEliminar
  2. existem em muitos produtos que se dizem vegetarianos, como por exemplo:

    - http://4.bp.blogspot.com/-BnS_QzRkosU/TiA9ltAH2CI/AAAAAAAAAW4/ekREeap52WM/s1600/soja.JPG
    estas salsichas que contêm o E-120

    - http://fotos.sapo.pt/VibUzMru8bIkvEwu2B8I/500x500 estas bolachas que se vendem no continente

    - as gelatinas vegetais do continente de sabor a morango e melancia também contêm

    - certos vinhos e cervejas e outras bebidas alcoólicas, poderás ver aqui http://www.barnivore.com/

    ResponderEliminar