quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Receita de massa gratinada com legumes e molho bechamel vegano


Boa noite

      Hoje vou postar uma receita que inventei inspirando me numa receita que a minha mãe fazia que era massa com carne e molho de tomate, gratinado com molho bechamel e um pouco de queijo por cima mas desta vez numa versão vegana.

1- cozer a massa em agua com sal e um fio de azeite.

2 - ingredientes:

   - cebola

   - alho

   -azeite

   - beringela

   - lentilhas já cozidas

   - um tomate

   - polpa de tomate

   - broculos já cozidos

      numa panela a ferver com um pouco de azeite, juntar a cebola e a beringela. Quando começarem a amolecer, juntar as lentilhas, o tomate e os broculos e os temperos a gosto, pessoalmente pus pimenta, sal, noz moscada e piri piri. deixar cozinhar mais um pouco para soltarem a agua e juntar um pouco de polpa de tomate e ir pondo um pouco de agua para o molho não ficar tao espesso.


3 - molho bechamel, ingredientes:

   - leite de soja

   - azeite

   - farinha de trigo

   - sal e pimenta

      - numa frigideira a ferver com pouco de azeite, juntar um pouco de leite de soja ( ou outro leite vegetal qualquer) e deixar levantar um pouco fervura. juntar 2 a 3 colheres pequenas de farinha mas sem parar de mexer e juntar os temperos. ir sempre mexendo sem deixar formar bolas pequenas de farinha, ate ficar espesso o suficiente.


      depois destes 3 passos estarem prontos, juntar a massa aos legumes e por numa travessa que possa ir ao forno. deixar entornar o molho por cima da massa e dos legumes, juntar um pouco de queijo vegetal em pó caso tenham ou ralado e umas sementes de sesamo. ir ao forno a gratinar durante uns 7 a 12 minutos e esta pronto!

enjoy :)

Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário